Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post
Filtrar por categoria
As Melhores para Gatos
Comportamentos dos Gatos
Cuidados com Gatos
Raças de Gatos
Saúde dos Gatos
Sem categoria

9 Frutas que Gatos Podem Comer: E Quais os Seus Benefícios

Uma das maiores dúvidas dos tutores de gatos é: “Quais as frutas que os gatos podem comer?“. Sim, é possível tornar a alimentação dos gatos mais rica e variada, porém é importante conhecer quais frutas são seguras para o consumo felino.

Anúncios




Anúncios



Neste artigo, vamos falar sobre 9 frutas que os gatos podem comer sem riscos para a sua saúde, e quais os seus benefícios e também como podemos oferecê-las aos felinos.

Quando se trata de alimentar gatos, sabemos que a alimentação adequada é essencial para manter a saúde deles em ótimas condições. E claro, todos nós queremos vê-los saudáveis e felizes.

9 Frutas que gatos podem comer
9 Frutas que gatos podem comer


Os gatos podem comer frutas, mas sem exageros

Gatos são animais carnívoros, e sua dieta deve se basear em carne e peixe. Esses alimentos fornecem todos os nutrientes que o corpinho deles necessita para se manter saudável. No entanto, para variar um pouco a dieta deles, podemos oferecer frutas e vegetais aos nossos gatinhos de vez em quando.


Quais são os benefícios das frutas para os gatos?

Bem, as frutas podem trazer diversos benefícios para os gatos, mas o principal deles é a hidratação. Como os gatos geralmente não bebem muita água, a adição de frutas na dieta pode ajudá-los a se manterem hidratados de forma saudável. Além disso, as frutas são ricas em antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais.

Embora seja possível oferecer quase todas as frutas aos gatos, é recomendável optar por aquelas que possuem menos açúcar e maior porcentagem de vitaminas e minerais.

Anúncios



Anúncios




Vamos ver cada uma das 9 frutas que os gatos podem comer

  • Maçã: a maçã é uma ótima fonte de fibras e vitamina C, cálcio e outros minerais. Ela pode ser oferecida ao gato com a casca, porém é preciso remover as sementes e o caule, pois contêm cianeto, que pode ser perigoso para ele.

    Além disso, a maçã ajuda a regular o trânsito intestinal graças às suas propriedades digestivas. Entretanto, não ofereça maçãs em excesso, pois elas contêm muito açúcar.

  • Framboesas e Mirtilos: são outras frutas vermelhas ricas em antioxidantes, vitaminas e minerais. Elas possuem menor quantidade de açúcar do que outras frutas e mais cálcio, o que as torna ótimas para os gatos.

  • Melão e Melancia: são opções refrescantes para os gatos durante o verão, já que consistem principalmente em água. Essas frutas fornecem vitaminas A, B6 e C aos felinos. No entanto, é preciso remover as sementes e a casca, pois podem causar problemas digestivos nos gatos.

  • Pêssego: o gato pode comer pêssego, pois ele é rico em fibras, fósforo, potássio, magnésio e ferro. É ótimo para os gatos, mas é importantíssimo descascá-los e tirar o caroço.

  • Morangos: os morangos são ricos em vitamina C, antioxidantes, cálcio e potássio, sendo uma excelente opção para complementar a dieta do seu gato.

  • Manga: a manga é uma das melhores frutas para os gatos, graças ao seu alto teor de vitaminas C, A e B, além de antioxidantes, fibras e minerais. Ela também contém fibras e potássio, também ofereça pouco, pois a manga contém bastante açúcar.

  • Pera: a pera é rica em água e super refrescante para os gatos, podendo ser oferecida com a casca. No entanto, é preciso ter cuidado com o seu consumo, já que ela também possui bastante açúcar.

Dando frutas para o gato
Dando frutas para o gato


Como oferecer frutas aos gatos?

É importante destacar que as frutas não podem ocupar mais do que 5% da dieta dos gatos, já que a maior parte da alimentação deles, como havia falado, deve ser composta principalmente por carne e peixe.

Porém, uma pequena quantidade de frutas pode ser oferecida em forma de petisco, já que as frutas são bem mais saudáveis para os gatos do que muitos produtos industrializados. Você só precisa ficar atento para escolher as frutas que sejam adequadas para o consumo felino e introduzidas aos poucos na dieta.

No entanto, não se esqueça de remover as sementes e caroços das frutas, pois elas podem ser tóxicas para os gatos. Além disso, as frutas devem ser cortadas em pedaços pequenos e oferecidas com moderação.

Certifique-se sempre de conversar com um veterinário antes de introduzir qualquer novo alimento na dieta do seu gato.

Leia mais sobre gatos e amplie seus conhecimentos sobre esses animais fascinantes:



Gostou desse conteúdo? Fique à vontade para compartilhá-lo em suas redes sociais.

E me conta aqui abaixo nos comentários de qual fruta o seu gato mais gosta.

Anúncios



Anúncios



COMPARTILHAR

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Você pode gostar também: