Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post
Filtrar por categoria
As Melhores para Gatos
Comportamentos dos Gatos
Cuidados com Gatos
Raças de Gatos
Saúde dos Gatos
Sem categoria

Como Fazer o seu Gato Parar de Mexer nas Suas Plantas

Se você ama as suas plantas e, ao mesmo tempo, tem um gatinho curioso em casa? Provavelmente já se deparou com a situação em que seu gato começa a mexer nas suas plantas, arranhar o substrato ou até mesmo pegar as folhas.

Anúncios




Anúncios



Essa atitude não é só ruim pelo fato de encher a sua casa de terra, mas também essa ação pode ser perigosa para a saúde do seu felino, uma vez que algumas plantas podem ser tóxicas para eles.

Neste artigo, você aprenderá como fazer o seu gato não mexer nas suas plantas e, assim, ter umlindo jardim cheio de plantas lindas e saudáveis.

Como Fazer o seu Gato Parar de Mexer nas suas Plantas
Como Fazer o seu Gato Parar de Mexer nas suas Plantas


Verifique as plantas seguras para gatos

Antes de mais nada, é importante que você verifique quais as plantas são seguras para gatos e quais são as plantas tóxicas eles. Algumas plantas tóxicas incluem lírio, azaleia, begônia, ciclame, hera, filodendro, entre outras.

Mas é importante lembrar que a maioria dos gatos tem essa noção de que plantas eles podem interagir, e geralmente eles não demonstram interesse por elas, mas não custa nada para nós também termos esse cuidado e ficar sempre de olho neles.

Para ajudar nessa identificação de plantas tóxicas e não tóxicas, você pode conferir esse artigo que publiquei aqui no blog sobre plantas seguras e tóxicas para gatos.


Entenda a causa do comportamento do gato

É importante entender por que seu gato está interessado em ficar subindo por cima das plantas ou cavando o substrato do vaso. Quando você compreende esse comportamento dele, é possível identificar a causa e, assim, solucionar o problema de forma efetiva.

Existem diversas razões pelas quais os gatos podem se interessar pelas suas plantas do jardim, e algumas delas incluem:

Olfato: os gatos são animais com um olfato extremamente apurado, e podem ser atraídos pelo aroma de algumas plantas, pois eles adoram uma novidade e principalmente o cheirinho que a planta nova trás.

Arranhar: os gatos precisam arranhar objetos para manter suas unhas saudáveis e afiadas. Caso não haja arranhadores adequados na casa, eles podem acabar arranhando as suas plantas.

Localização: os gatos gostam de lugares frescos e aconchegantes, e um jardim com plantas tem essas características e por isso o felino pode escolher ele como um local para ficar descansando.

Substrato: alguns materiais naturais, como terra e areia, costumam chamar a atenção dos gatos, que adoram cavar e explorar esses substratos. Às vezes, eles até acabam usando esses locais para fazer suas necessidades.

Anúncios



Anúncios




Proporcione locais adequados para o gato

Uma vez que você entenda a causa do comportamento do gato, é importante proporcionar locais adequados para ele interagir, que possam tirar a atenção dele das suas plantas.

Por exemplo, se o gato está interessado em arranhar as plantas, é importante que você tenha arranhadores em casa, que possam ser usados pelo gato para arranhar as suas unhas.

Além disso, você pode proporcionar locais de descanso frescos e aconchegantes, como caminhas ao ar livre, para que o gato perca o interesse pelas plantas.


Ofereça opções alternativas

Se mesmo assim, com todas essas dicas, o seu gato ainda insistir em ficar mexendo nas suas plantas, é importante oferecer algumas opções alternativas para ele. Você pode disponibilizar uma caixa de areia com pedrinhas de argila queimadas, graminha para gatos ou até mesmo arranhadores.

Os arranhadores são excelentes alternativas para os gatos que gostam de ficar arranhando as plantas. Eles estão disponíveis em diversos modelos, tamanhos e texturas, o que torna mais fácil agradar o seu felino.

Coloque o arranhador próximo à planta que o seu gato costuma mexer e ofereça petiscos ou brinquedos para que ele possa associar esse local com coisas boas.

As plantas seguras para gatos, como a grama para gatos, por exemplo, também são uma boa opção. Além de deixarem a sua casa mais bonita e agradável, elas proporcionam um alimento mais saudável para o seu gato.

Sempre que você trouxer uma nova planta para o seu jardim, não se esqueça de trazer também uma nova plantinha para o seu gato também, mesmo que ele já tenha um vaso com a graminha.

Você pode colocar a nova planta em um vaso novo, pois assim ele vai sentir um cheiro diferente, simplesmente porque as folhinhas das graminhas novas estarão mais frescas. Oferecer a graminha para o gato vai ajuda-lo a regurgitar as bolas de pêlos e elimina-las do seu intestino.

Você também pode trazer para o seu gato catnip, hortelã e alecrim, para que ele possa sentir os odores e poder distrair ele, fazendo com que ele esqueça das suas plantas do jardim.


Use repelentes naturais

Caso o seu gato esteja insistindo em mexer nas suas plantas mesmo com as dicas acima, você pode utilizar repelentes naturais para afastá-lo. Existem diversas opções de repelentes naturais que são seguros para os gatos e podem ser encontrados em lojas especializadas ou feitos em casa.

Algumas opções de repelentes naturais são: casca de laranja, vinagre branco, alecrim, lavanda, eucalipto, hortelã, entre outros. Basta colocar esses ingredientes em um borrifador com água e borrifar nas plantas que o seu gato costuma mexer.

É importante lembrar que esses repelentes devem ser usados com moderação, pois em excesso podem prejudicar as plantas.


Mude a atenção do seu gato

Saiba que os gatos são animais exploradores, então muitas vezes eles só vão querer ter esse primeiro contato apenas por serem curiosos.

Por isso, não chame a atenção dele ou o assuste. Retire-o cautelosamente do local e redirecione-o para outra atividade positiva. Isso ajuda a tirar a atenção dele das plantas e vai evitar comportamentos indesejados.

No entanto, às vezes a causa do interesse do gato nas plantas, pode ser uma maneira de chamar a sua atenção. Mesmo assim é muito possível ter plantas em casa que tenha gatos, desde que você tome as precauções necessárias.

Gato interagindo com as plantas do jardim
Gato interagindo com as plantas do jardim


Seja paciente e consistente

Ensinar o seu gato a não mexer nas suas plantas pode ser um processo demorado e que exige paciência e consistência. Não desista logo na primeira tentativa e lembre-se de que é importante identificar a causa do comportamento do seu gato antes de tentar resolver o problema.

Além disso, é importante ser consistente nas suas atitudes e continuar aplicando as dicas acima mesmo que não veja resultados imediatos. Com o tempo e com a repetição, o seu gato vai entender que mexer nas plantas do seu jardim não é legal, e vai procurar outras alternativas para se divertir e se alimentar.


Conclusão

As plantas e os gatos podem conviver harmoniosamente, desde que sejam tomadas as medidas necessárias para garantir a segurança dele e das plantas.

Identificar a causa do comportamento do seu gato, oferecer alternativas, usar repelentes naturais e ser paciente e consistente são algumas das dicas que podem ajudar a ensinar o seu gato a não mexer nas suas plantas.

Lembre-se sempre de escolher plantas seguras para gatos e de monitorar o comportamento do seu gato para evitar acidentes. Com essas medidas, você pode garantir um ambiente mais saudável e feliz para você e também para o seu felino.


Leia mais sobre gatos e amplie seus conhecimentos sobre esses animais fascinantes:



Gostou desse conteúdo? Fique à vontade para compartilha-lo em suas redes sociais.

E me conta aqui abaixo nos comentários se o seu gato mexe muito nas suas plantas.

Anúncios



Anúncios



COMPARTILHAR

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Você pode gostar também: