Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post
Filtrar por categoria
As Melhores para Gatos
Comportamentos dos Gatos
Cuidados com Gatos
Raças de Gatos
Saúde dos Gatos
Sem categoria

Gato Vomitando: Saiba as Causas Mais Comuns dos Gatos Vomitarem

Se você está lendo este artigo, provavelmente já presenciou o seu gato vomitando alguma vez, ou talvez você acabou de passar por essa situação desagradável. Não se preocupe, você não está sozinho nisso.

Anúncios




Anúncios



Neste artigo, vamos dar algumas dicas e informações úteis para te ajudar a resolver o problema com o seu gato.

Gato vomitando
Gato vomitando


Por que os gatos vomitam?

Na verdade, em média os gatos vomitam pelo menos uma a três vezes por mês. Mas quando você deve se preocupar? Quando é normal e quando não é?

O vômito é um mecanismo de defesa do corpo dos gatos, que pode ocorrer como consequência de alguma patologia que afete diretamente o sistema digestivo, ou por causa de alguma intoxicação que pode ter ocorrido.


Causas comuns de vômito em gatos

Existem muitas causas comuns de seu gato estar vomitando, aqui abaixo vamos ver as principais:

Anúncios



Anúncios




Mudança repentina de dieta:

Alterar bruscamente a alimentação do seu gato, pode causar problemas de digestão e vômito. Os gatos são estritamente carnívoros e precisam de uma dieta baseada em proteínas de qualidade, como carne e peixe.

Se a mudança na alimentação está causando vômitos e diarreia, lembre-se de que os gatos são sensíveis a mudanças. Portanto, é importante fazer a transição gradualmente para evitar problemas.


Bolas de pêlo

Quando os gatos se limpam, eles lambem o próprio pêlo, e isso leva à ingestão de pêlos soltos. Com o tempo, esses pêlos vão se acumulam no trato digestivo formando bolas. Essas bolas de pêlos podem causar desconforto abdominal e, em casos mais graves, obstrução intestinal.

Os gatos costumam tentar expelir essas bolas de pêlo através do vômito. Para ajudar a prevenir essa formação de bolas, é importante escovar o pêlo do gato regularmente e fornecer alimentos que ajudem a controlar essa formação, como graminha e sachês para gatos.


Intoxicação alimentar

A intoxicação alimentar em gatos pode ocorrer quando eles ingerem alimentos contaminados ou tóxicos. Um dos sintomas podem ser o vômito, além de diarreia, letargia, tremores e convulsões.

Para prevenir a intoxicação alimentar, é importante garantir que o gato não tenha acesso a alimentos perigosos e manter a comida do gato em um local seguro.


Comer muito e rápido

Isso também pode fazer com que o gato vomite. Em algumas ocasiões, pode ocorrer de oferecermos algumas guloseimas que não são as mais apropriadas para sua saúde, e por isso, seu corpo pode rejeitá-las.

É essencial recompensar os comportamentos positivos dos nossos gatos, a fim de estabelecer uma convivência saudável e estreitar os laços afetivos com eles.

Há diversas formas de realizar isso, como carícias, palavras de incentivos ou gestos afetuosos. Se você quer recompensar o seu gato com petiscos doces, por exemplo, é melhor optar por frutas.


Doenças gastrointestinais

As doenças gastrointestinais em gatos, como a gastrite e a enterite, podem causar vômitos frequentes. A gastrite é uma inflamação no revestimento do estômago que pode ser causada por diferentes fatores, como infecções, alergias alimentares e estresse.

Já a enterite é uma inflamação no intestino delgado que pode ser causada por infecções virais, bacterianas ou parasitárias, além de alergias alimentares e outras condições de saúde. Os sintomas comuns dessas doenças incluem vômitos, diarreia, perda de apetite, letargia e dor abdominal.

O diagnóstico é feito por meio de exames de sangue, urina e fezes, além de exames de imagem. O tratamento depende da causa subjacente e pode incluir medicamentos, mudanças na dieta e outras terapias complementares.


Doenças sistêmicas

Algumas doenças sistêmicas em gatos, como doença renal ou hepática, podem causar vômitos como um dos sintomas.

A doença renal é uma condição em que os rins não funcionam adequadamente e não conseguem remover as toxinas do sangue. Os sintomas incluem vômitos, perda de apetite, aumento da sede e da micção, letargia e perda de peso.

Já a doença hepática pode ser causada por diferentes fatores, como infecções, toxicidade e outras doenças subjacentes. Os sintomas incluem vômitos, diarreia, icterícia, letargia e perda de peso. O diagnóstico é feito por meio de exames de sangue, urina e imagem, além de biópsia em alguns casos.

O tratamento depende da causa subjacente e pode incluir medicamentos, mudanças na dieta e outras terapias complementares.

Gato vomitando na floresta
Gato vomitando na floresta


O que fazer se o seu gato estiver vomitando

Agora que você entendeu os possíveis motivos pelos quais seu gato está vomitando, vamos analisar o que você pode fazer caso ele venha a vomitar.


Mantenha o gato hidratado

O vômito pode levar à desidratação, então, veja se o seu gato tem acesso a água limpa e fresca para beber.


Considere mudanças na dieta

Se o vômito do gato for causado por uma mudança repentina na dieta, o melhor a se fazer é voltar à dieta anterior e, em seguida, de ao seu gato aos poucos a nova dieta.


Observe o comportamento do seu gato

Se o vômito persistir ou se o gato tiver outros sintomas, como diarreia, letargia ou falta de apetite, sempre é muito importante leva-lo ao veterinário imediatamente para que possa ser avaliado com mais precisão.


Mantenha a higiene

Lave bem as mãos após limpar o vômito do seu gato e mantenha a caixa de areia limpa para evitar contaminação.


Conclusão

Embora vômitos em gatos sejam comuns, eles podem ser um sinal de problemas de saúde mais graves. Se o seu gato estiver vomitando, tente identificar a causa e siga as dicas acima para ajudá-lo a se recuperar.

Se os sintomas persistirem ou se o gato apresentar outros sinais de doença, leve-o ao veterinário imediatamente. Cuide bem do seu gato e sempre procure cuidados veterinários adequados quando necessário.



Leia mais sobre gatos e amplie seus conhecimentos sobre esses animais fascinantes:



Gostou desse conteúdo? Fique à vontade para compartilha-lo em suas redes sociais.

E me conta aqui abaixo nos comentários se o seu gatinho também vomita.

Anúncios



Anúncios



COMPARTILHAR

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Você pode gostar também: