Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post
Filtrar por categoria
As Melhores para Gatos
Comportamentos dos Gatos
Cuidados com Gatos
Raças de Gatos
Saúde dos Gatos
Sem categoria

Gato Atacando o Dono do Nada: Entenda o Principal Motivo

Hoje vamos descobrir de uma vez por todas, o que fazer quando o gato ataca o dono. Você adora fazer carinho no seu gato, mas às vezes acaba levando arranhões e mordidas do nada? Você não está sozinho.

Anúncios




Anúncios



Ai você está lá, sentado, fazendo carrinho bem de boa no seu gatinho, e de repente, nhaac!! Aparentemente sem motivo nenhum ele te ataca. Mas, na verdade, existe uma razão para esse comportamento, e ela é chamada de agressão por super estimulação durante o carinho.

Neste artigo, vamos ver os reais motivos desses ataques, como evitá-los e a importância da saúde proativa do gato.

Porque seu gato te ataca
Porque seu gato te ataca


O principal motivo de porque o gato ataca dono

Um dos principais motivos para um ataque felino, sem dúvida, é a agressão por super estimulação durante o carinho, que é uma resposta fisiológica dos gatos. Quando nós acariciamos nosso gato repetidamente e em excesso, essa atitude pode deixá-los super estimulados e ansiosos.

Pense nisso como um balão sendo preenchido com ar. Eventualmente, ele fica muito cheio e estoura, e isso pode resultar no seu gato te atacando.

É importante observar que isso não é uma questão de temperamento, os gatos simplesmente não conseguem lidar com o carinho excessivo. No entanto, você pode evitar desencadear esse comportamento, sendo observador e percebendo quando seu gato está ficando irritado.


Como evitar a agressão por super estimulação durante o carinho

Para evitar a agressão durante o carinho, siga estas dicas:

Anúncios



Anúncios



  • Seja observador: observe a linguagem corporal do seu gato enquanto você o acaricia. Se você notar que a cauda dele começa a se mover ou o corpo fica tenso, é um sinal de que ele está ficando super estimulado. Então essa é hora de você ficar atento, parar de acariciá-lo e dar mais espaço a ele.

  • Saiba onde seu gato gosta de ser acariciado: cada gato é diferente, então é importante saber onde seu gato gosta de ser acariciado e por quanto tempo.

    Experimente com áreas diferentes e preste atenção em sua reação. Alguns gatos preferem que você os acaricie apenas na cabeça ou nas costas, enquanto outros gostam de receber uma mensagem em todo o corpo.

  • Brinque com seu gato regularmente: lembre-se, os gatos têm muita energia e a proatividade. Por isso, você precisa brincar com seu gato regularmente para ajudá-lo liberar a sua energia acumulada e evitar que ele fique super estimulado durante as sessões de carinho.

Gatos se tornam agressivos quando são superestimulados.
Gatos se tornam agressivos quando são superestimulados.


A importância da proatividade na saúde do gato

Ser proativo no cuidado do seu gato é crucial para a saúde e o bem-estar dele. Brincar com seu gato regularmente não só ajuda a prevenir a agressão por super estimulação durante o carinho, mas também promove o exercício físico, a estimulação mental e a socialização.

Além disso, fornecer um ambiente estimulante para seu gato, com brinquedos, um espaço para que ele possa correr e pular, ou seja, “gatificar” a sua casa, pode prevenir problemas comportamentais e melhorar muito a qualidade de vida do seu amiguinho.

Agora que você entendeu porque isso acontece com os gatos, com certeza, não vai mais culpá-los por essas atitudes inesperadas, e com certeza assim, seguindo essas dicas, vocês terão um convívio bem mais saudável e amigável.


Conclusão

Nesse artigo, vimos que o principal motivo do porquê o gato acaba atacando o dono é a agressão por super estimulação induzida pelo carinho, é muito comum entre os gatos, mas pode ser evitada com observação, brincadeiras e proatividade.

Fique ligado na linguagem corporal do seu gato, saiba onde ele gosta de ser acariciado e brinque com ele regularmente para liberar sua energia acumulada. Fazendo isso, você pode ter um amigo felino feliz e saudável que adora se aconchegar sem nenhum ataque inesperado.

Leia mais sobre gatos e amplie seus conhecimentos sobre esses animais fascinantes:



Gostou desse conteúdo? Fique à vontade para compartilhá-lo em suas redes sociais.

E me conta aqui abaixo nos comentários se o seu gato também te ataca do nada.

Anúncios



Anúncios



COMPARTILHAR

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Você pode gostar também: