Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post
Filtrar por categoria
As Melhores para Gatos
Comportamentos dos Gatos
Cuidados com Gatos
Raças de Gatos
Saúde dos Gatos
Sem categoria

O que Fazer para os Gatos não Arranhar o Sofá da sua Casa

Você já deve ter pesquisado de várias formas como impedir seu gato de destruir os móveis. Eu até já imagino, provavelmente você chegou em casa e viu aquela cena frustrante dos móveis todos arranhados e rasgados.

Anúncios




Anúncios



Mas muita calma nessa hora, pois já vi muitos tutores de gatos considerarem até a ideia de retirar as garras do gato como solução para esse problema. No entanto, a retirada das garras é uma prática cruel, desumana e desnecessária que causa muita dor e sofrimento aos gatinhos.

Então, o que você deve fazer se o seu gato está causando estragos na sua casa? A partir de agora, vamos ver algumas dicas muito úteis, que vão te ajudar a ter um convívio bem mais amigável com gato e manter sua casa segura e organizada.

Como impedir seu gato de destruir os móveis
Como impedir seu gato de destruir os móveis


Lugares favoritos dos gatos arranharem

O dois locais favoritos para os gatos arranharem com certeza é o sofá e a cama, pois é ali onde você passa a maior parte do seu tempo quando está em casa.

E por isso, é onde o seu cheiro fica é mais forte, como se fosse um arromatizador para os gatos, e consequentemente, o seu gato vai querer misturar o seu cheiro com o dele, agora vamos ver algumas possíveis soluções para isso.


Corte as unhas do seu gato

O primeiro passo para reduzir o ato de arranhar, é cortar as unhas do seu gato. Ainda mais que, é um processo simples que você pode fazer em casa usando um cortador de unhas pra gatos ou um cortador de unhas humano mesmo.

E para fazer isso você deve pressionar a almofada da pata do gato para fazer com que a unha saia para fora da patinha, em seguida, corte apenas a ponta da unha. Tenha cuidado para não cortar a veia, que é o suprimento de sangue para a unha.

Além disso, se você não se sentir confiante em cortar as unhas do seu gato, pode pedir ao seu veterinário ou a um profissional de tosa para fazê-lo para você.

Anúncios



Anúncios




Forneça ao seu gato um poste de arranhar

Arranhar é um comportamento natural e necessário para os gatos. Isso ajuda a exercitar seus músculos, marcar seu território e aliviar o estresse. No entanto, em vez de tentar impedir completamente o seu gato de arranhar, forneça a ele um arranhador.

O arranhador deve ser alto o suficiente para que seu gato se estique, resistente o suficiente para não balançar e feito de um material que seu gato goste de arranhar. Alguns materiais populares para postes de arranhar incluem papelão ondulado, corda de sisal e madeira natural.


Coloque o poste de arranhar no local certo

Os gatos são criaturas territoriais e gostam de arranhar em áreas onde passam a maior parte do tempo. Se o seu gato está arranhando seus móveis, é porque está tentando marcar seu território com seu cheiro.

Para redirecionar o comportamento de arranhar do seu gato para o poste de arranhar, coloque-o na área onde seu gato gosta de arranhar, veja aqui como instalar um arranhador. Contudo, você também pode usar uma fita adesiva dupla-face para desencorajar seu gato a arranhar os móveis.

Ela é projetada para não grudar nos móveis, mas é pegajosa o suficiente para impedir que os gatos arranhem, os gatos não gostam de tocar nela.

Sofá destruido pelo gatinho
Sofá destruido pelo gatinho


Associe o corte de unhas e o uso do poste de arranhar com experiências positivas

Para tornar o corte das unhas e o uso do arranhador uma experiência positiva para o seu gato, associe-os com algo que seu gato goste, como petiscos, brincadeiras ou carinhos.

Você também pode pegar seu gato quando ele estiver sonolento ou acordando de uma soneca e cortar as unhas dele enquanto ele está relaxado. Dessa forma, seu gato começará a associar o corte das unhas com relaxamento e experiências positivas.


Conclusão

Viver com um gato que arranha os móveis não precisa ser um pesadelo. Se você der para o seu gato um arranhador para que ele possa afiar suas unhas e de vez em quando cortar as unhas dele, facilmente ele redirecionará o comportamento de arranhar para o arranhador.

Além disso, jamais nem cogite remover as garras do seu gato. É uma prática cruel e desumana que causa dor e sofrimento desnecessários aos felino. E assim, seguindo essas dicas e truques, você pode viver com um gato feliz, saudável e com garras.


Leia mais sobre gatos e amplie seus conhecimentos sobre esses animais fascinantes:



Gostou desse conteúdo? Fique à vontade para compartilha-lo em suas redes sociais.

E me conta aqui abaixo nos comentários se você também já teve algum móvel destruído pelo seu gato.

Anúncios



Anúncios



COMPARTILHAR

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Você pode gostar também: