Você já deve ter pesquisado de várias formas como impedir seu gato de destruir os móveis. Eu até já imagino, provavelmente você chegou em casa e viu aquela cena frustrante dos móveis todos arranhados e rasgados.
Mas muita calma nessa hora, pois já vi muitos tutores de gatos considerarem até a ideia de retirar as garras do gato como solução para esse problema. No entanto, a retirada das garras é uma prática cruel, desumana e desnecessária que causa muita dor e sofrimento aos gatinhos.
Então, o que você deve fazer se o seu gato está causando estragos na sua casa? A partir de agora, vamos ver algumas dicas muito úteis, que vão te ajudar a ter um convívio bem mais amigável com gato e manter sua casa segura e organizada.
Lugares favoritos dos gatos arranharem
O dois locais favoritos para os gatos arranharem com certeza é o sofá e a cama, pois é ali onde você passa a maior parte do seu tempo quando está em casa.
E por isso, é onde o seu cheiro fica é mais forte, como se fosse um arromatizador para os gatos, e consequentemente, o seu gato vai querer misturar o seu cheiro com o dele, agora vamos ver algumas possíveis soluções para isso.
Corte as unhas do seu gato
O primeiro passo para reduzir o ato de arranhar, é cortar as unhas do seu gato. Ainda mais que, é um processo simples que você pode fazer em casa usando um cortador de unhas pra gatos ou um cortador de unhas humano mesmo.
E para fazer isso você deve pressionar a almofada da pata do gato para fazer com que a unha saia para fora da patinha, em seguida, corte apenas a ponta da unha. Tenha cuidado para não cortar a veia, que é o suprimento de sangue para a unha.
Além disso, se você não se sentir confiante em cortar as unhas do seu gato, pode pedir ao seu veterinário ou a um profissional de tosa para fazê-lo para você.
Forneça ao seu gato um poste de arranhar
Arranhar é um comportamento natural e necessário para os gatos. Isso ajuda a exercitar seus músculos, marcar seu território e aliviar o estresse. No entanto, em vez de tentar impedir completamente o seu gato de arranhar, forneça a ele um arranhador.
O arranhador deve ser alto o suficiente para que seu gato se estique, resistente o suficiente para não balançar e feito de um material que seu gato goste de arranhar. Alguns materiais populares para postes de arranhar incluem papelão ondulado, corda de sisal e madeira natural.
Coloque o poste de arranhar no local certo
Os gatos são criaturas territoriais e gostam de arranhar em áreas onde passam a maior parte do tempo. Se o seu gato está arranhando seus móveis, é porque está tentando marcar seu território com seu cheiro.
Para redirecionar o comportamento de arranhar do seu gato para o poste de arranhar, coloque-o na área onde seu gato gosta de arranhar, veja aqui como instalar um arranhador. Contudo, você também pode usar uma fita adesiva dupla-face para desencorajar seu gato a arranhar os móveis.
Ela é projetada para não grudar nos móveis, mas é pegajosa o suficiente para impedir que os gatos arranhem, os gatos não gostam de tocar nela.
Associe o corte de unhas e o uso do poste de arranhar com experiências positivas
Para tornar o corte das unhas e o uso do arranhador uma experiência positiva para o seu gato, associe-os com algo que seu gato goste, como petiscos, brincadeiras ou carinhos.
Você também pode pegar seu gato quando ele estiver sonolento ou acordando de uma soneca e cortar as unhas dele enquanto ele está relaxado. Dessa forma, seu gato começará a associar o corte das unhas com relaxamento e experiências positivas.
Conclusão
Viver com um gato que arranha os móveis não precisa ser um pesadelo. Se você der para o seu gato um arranhador para que ele possa afiar suas unhas e de vez em quando cortar as unhas dele, facilmente ele redirecionará o comportamento de arranhar para o arranhador.
Além disso, jamais nem cogite remover as garras do seu gato. É uma prática cruel e desumana que causa dor e sofrimento desnecessários aos felino. E assim, seguindo essas dicas e truques, você pode viver com um gato feliz, saudável e com garras.
Leia mais sobre gatos e amplie seus conhecimentos sobre esses animais fascinantes:
Gostou desse conteúdo? Fique à vontade para compartilha-lo em suas redes sociais.
E me conta aqui abaixo nos comentários se você também já teve algum móvel destruído pelo seu gato.
Sumário
Toggle