Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post
Filtrar por categoria
As Melhores para Gatos
Comportamentos dos Gatos
Cuidados com Gatos
Raças de Gatos
Saúde dos Gatos
Sem categoria

Gato Sphynx: Conheça Essa Raça Incrível de Gatos Sem Pêlos!

Se você é apaixonado por gatos e está em busca de uma raça diferentemente incrível para adotar, você precisa conhecer o Gato Sphynx! Esse felino sem pelos é muito simpático e amigável, se destaca pela sua aparência incomum.

Anúncios




Anúncios



Também conhecido como “gato sem pêlo“, essa raça é caracterizada por sua pele macia e quente, corpo musculoso e orelhas grandes.

Neste artigo, discutiremos em detalhes a história, características, cuidados e curiosidades dessa raça de gatos. Vamos saber mais sobre eles? Então, bora lá…

Gato Sphynx
Gato Sphynx


Origem do gato Sphynx

A origem dessa raça de gatos é um pouco confusa, mas ao mesmo tempo fascinante e envolve algumas teorias. Acredita-se que ela surgiu no Canadá na década de 1960. Onde, um casal de fazendeiros encontrou um gato sem pelos em uma ninhada de gatos e decidiu cria-lo.

Como esses gatos sem pelo, conhecidos como “Canadian Naked”, eram diferentes dos outros, começaram a fazer vários testes para tentar manter as suas características. Mas os experimentos não foram lá muito bem-sucedidos, já que muitos dos gatinhos nasciam doentes por causa de problemas genéticos.

Contudo, nos anos 80 dois filhotes desses gatos foram mandados para um criador na Holanda, que cruzou eles com a raça Devon Rex. Aí, nasceram os primeiros filhotinhos de Sphynx. Independentemente da sua origem, o gato Sphynx só foi oficialmente reconhecido como raça de gatos em 1985.

O nome da raça vem de “esfinge” em inglês, porque eles se parecem um pouco com as esfinges de Gizé no Egito. Até por isso, tem pessoas que chamam eles de “gatos egípcios”, mas não tem nada a ver com a origem, mas sim, com a sua aparência.


Características físicas do gato Sphynx

As características físicas do gato Sphynx são bastante peculiares. Como já mencionado anteriormente, esta é uma raça praticamente sem pêlos. E por esse motivo, para absorver a oleosidade natural da pele, é importante que tomem banhos regulares para evitar o acúmulo de sujeira e óleo.

Sua pele naturalmente enrugada é um charme à parte, e se você toca-la vai perceber que costuma ser quente e ter textura fofinha semelhante à camurça, o que torna irresistível de ficar acariciando.

O corpo do gato Sphynx é esguio e musculoso, com rugas salientes na cabeça e no pescoço. Os seus olhos são grandes e arredondados e podem ser de cor azul, verde ou âmbar.

Além disso, sua cabeça tem um formato de cunha, com bochechas proeminentes e orelhas grandes e pontudas, que da a eles uma aparência única.

Apesar de não possuir vibrissas, os famosos “bigodes”, os gatos Sphynx conseguem se virar bem, mesmo sem essa importante ferramenta para a localização de objetos ou espaços.

Anúncios



Anúncios




Comportamento do gato Sphynx

O gato Sphynx é conhecido por sua personalidade afetuosa e sociável, e adoram a companhia dos tutores e outros animais de estimação. Eles são enérgicos, brincalhões, gostam de jogos e exercícios físicos, e tem boa interação com pessoas estranhas.

Além disso, são animais muito inteligentes e curiosos, gostam de explorar novos lugares e aprender novas coisas. Também adoram receber atenção e geralmente seguem os tutores pela casa.

Por isso, têm a necessidade de interação, o que os torna ótimos para famílias com crianças e outros animais. Os gatos Sphynx podem ser facilmente treinados para aprender truques, e isso sem dúvidas, é um ótimo passatempo para você e seu gatinho.

No entanto, se eles passarem longos períodos sozinhos, eles podem ficar deprimidos e entediados. Por essa razão, eles não são a melhor escolha para pessoas que passam a maior parte do tempo fora de casa.

Gato Sphynx em cima do sofá
Gato Sphynx em cima do sofá


Cuidados com o gato Sphynx

Além dos cuidados com a pele já mencionados, é importante manter a higiene do felino em dia. É importante dar banhos regulares no gato, mas sem exagerar, pois o excesso de banhos pode prejudicar a pele sensível.

Você pode dar o banho a cada duas semanas usando um shampoo suave para gatos e água morna. É importante secar bem o gato após o banho, para evitar que ele fique com frio e doente.

Outro ponto importante é que, por eles não ter pelos, os gatos Sphynx precisam de proteção contra o frio, principalmente no inverno e em regiões frias. Assim podem vesti-los com roupas para gatos e oferecer uma caminha quentinha com muitas cobertas para eles se aquecerem.

Como os gatos Sphynx são sensíveis à luz solar, eles também precisam de protetor solar para evitar queimaduras. É possível encontrar protetores solares especiais para gatos em petshops. Sempre que possível aplique o protetor solar antes de deixa-lo sair no sol.

Além desses cuidados especiais, os gatos Sphynx precisam de cuidados básicos de saúde, como visitas regulares ao veterinário, vacinas, vermifugos e verificação de rotina de dentes e unhas. Eles também precisam de uma dieta balanceada e exercício regular para manter uma boa saúde.

É importante lembrar que essa raça pode causar alergias. A proteína Fel D1, presente na saliva, urina e pele do animal, são responsáveis por causar a alergia.

Por isso, leve em consideração essa questão antes de adotar um gato Sphynx e, caso já saiba que tem essa alergia, é recomendado evitar o contato com a raça.

Gato Sphynx cinza
Gato Sphynx cinza


Conclusão

O gato Sphynx é uma raça verdadeiramente fascinante e única que encanta muitas pessoas. Com sua aparência incomum e personalidade cativante, eles se tornaram populares entre as famílias que buscam um animal de estimação divertido e amoroso.

É importante lembrar que os gatos Sphynx têm necessidades especiais, como banhos regulares e proteção contra o frio e o sol, então é preciso estar preparado para oferecer os cuidados necessários.

Ao considerar adotar um gato Sphynx, é importante estar ciente dessas necessidades e estar pronto para oferecer o amor e o carinho que eles merecem. Se você está procurando um animal de estimação amoroso e leal, o gato Sphynx é uma ótima escolha para você.


Leia mais sobre gatos e amplie seus conhecimentos sobre esses animais fascinantes:



Gostou desse conteúdo? Fique à vontade para compartilha-lo em suas redes sociais.

E me conta aqui abaixo nos comentários se você ficou com alguma dúvida sobre o gato Sphynx.

Anúncios



Anúncios



COMPARTILHAR

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Você pode gostar também: