Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post
Filtrar por categoria
As Melhores para Gatos
Comportamentos dos Gatos
Cuidados com Gatos
Raças de Gatos
Saúde dos Gatos
Sem categoria

Os Gatos Sentem Saudades Quando Você Está Fora?

Certamente você já se perguntou, se o seu gato sente saudades quando você sai de casa. E aí, o que você acha, será que realmente eles sentem a nossa falta quando saímos e deixamos eles sozinhos

Anúncios




Anúncios



Embora a resposta para essa pergunta possa ser sim e não, existem algumas coisas a serem consideradas quando se trata da relação entre tutores e gatos.

Neste artigo vamos descobrir esse grande mistério, e também vamos ver algumas dicas de como tornar a nossa ausência mais confortável para os nossos gatinhos.

Gatos sentem sua falta
Gatos sentem sua falta


O Que Esperamos dos Gatos?

Em primeiro lugar, é essencial entender o que esperamos dos gatos. Historicamente, os gatos eram mantidos como animais de estimação por sua capacidade de caçar e controlar pragas. Além disso, para se alimentarem eles precisavam ir todo dia atrás da sua comida.

No entanto, com o tempo, as pessoas começaram a trazer os gatos mais pra perto, até que eles acabaram se tornando uma parte muito mais significativa de nossas casas e famílias.

E assim, hoje em dia, como praticamente todos os gatos são criados em ambientes humanos, muitas vezes até dormindo na mesma cama, “sim, eu sei que o seu gato dorme contigo, principalmente quando tá muito frio né”?.

porque assim eles ficaram muito menos selvagens e mais semelhantes ao comportamento dos cães de estimação.


Será que os gatos gostam de verdade dos tutores?

A verdade é que Siiiim! Assim como cães e crianças, os gatos podem ter vínculos muito forte com seus tutores. Apesar de muitas pessoas acharem que os gatos são frios e não ligam para a gente. A verdade é que eles se apegam de verdade e certamente sentem muita falta quando estão sozinhos.

Anúncios



Anúncios




Filhotes Criados por Humanos

Filhotes criados por humanos, desde os primeiros dias de vida, tendem a ter um vínculo mais forte ainda com seus tutores. Da mesma forma, a fase sensível para os gatos, que ocorre entre duas e nove semanas de idade, desempenha um papel crucial em como o gato vai interagir com o seu tutor.

Entretanto, os filhotes que têm um convívio social com humanos desde recém nascidos, tendem a desenvolver um forte vínculo afetivo e sem contar em se tornarem totalmente dependentes da gente.

Mas e aí, os gatos sentem a nossa falta?

Eis a questão! E aí, o que você acha? Os gatos sentem a sua falta quando você sai de casa? Embora os gatos possam não transmitir sentir falta de seus tutores da mesma maneira que os cães transmitem, eles podem apresentar alguns sinais de saudade, como:

  • Aumento da vocalização – Fazem um miado mais choroso.

  • Diminuição do apetite – Comem bem menos que o habitual.

  • Letargia – ficam quietos e parecem estar sempre sem energia.

  • Comportamento destrutivo – Arranham o sofá, a cama, para chamar a atenção.

  • Urinar fora da caixa de areia – Para chamar a atenção dos donos.

No entanto, vale ressaltar que esses comportamentos também podem ser atribuídos a outros fatores, como doença ou estresse.

Gatinho esperando o tutor
Gatinho esperando o tutor


Como os gatos se comunicam

Os gatos se comunicam principalmente através de linguagem corporal, sons e cheiros. Quando um gato está feliz e confortável, ele geralmente ronrona e esfrega a cabeça em seu tutor. Eles também podem exibir uma postura relaxada e contente, com os olhos semifechados e a cauda levantada.

Por outro lado, quando um gato está estressado ou ansioso, ele pode se esconder, se lamber excessivamente ou exibir comportamentos agressivos. Sendo assim, é importante observar o comportamento do seu gato e fornecer um ambiente seguro e confortável para ele.


Crie um ambiente saudável para o gato

Para ajudar a fortalecer ainda mais o seu vínculo com o seu gato, e também para promover o bem-estar do animal, é importante fornecer um ambiente saudável para o gato. Isso pode incluir brinquedos interativos, arranhadores, esconderijos e postes para escalada.

Além disso, também é importante permitir que o gato tenha tempo de qualidade com você, seja através de sessões de brincadeiras, carinhos ou simplesmente passando tempo juntos.


Conclusão

Embora os gatos possam não expressar aparência de saudade de seus tutores, da mesma forma que os cães expressam, eles têm a capacidade de formar vínculos seguros e significativos com seus donos.

Com o enriquecimento ambiental adequado e tempo de qualidade, você pode fortalecer ainda mais o relacionamento com seu gato e garantir seu bem-estar emocional e físico.

Leia mais sobre gatos e amplie seus conhecimentos sobre esses animais fascinantes:



Gostou desse conteúdo? Fique à vontade para compartilha-lo em suas redes sociais.

E me conta aqui abaixo nos comentários, como o seu gato reage quando você chega em casa depois de estar fora por um tempo.

Anúncios



Anúncios



COMPARTILHAR

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Você pode gostar também: