Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post
Filtrar por categoria
As Melhores para Gatos
Comportamentos dos Gatos
Cuidados com Gatos
Raças de Gatos
Saúde dos Gatos
Sem categoria

Linguagem Corporal dos Gatos: O Que Ele está Tentando Te Falar

Os gatos são conhecidos por serem criaturas reservadas e misteriosas, mas entender a linguagem corporal dos gatos, pode ajudá-lo a construir um relacionamento melhor com o seu felino.

Anúncios




Anúncios



Infelizmente, muitos tutores interpretam de forma equivocada a linguagem corporal de seus gatos e acabam sendo mordidos, arranhados ou frustrados.

Neste artigo, vamos dar uma olhada mais de perto em alguns sinais comuns de linguagem corporal dos gatos e o que eles realmente significam.

Linguagem corporal dos gatos
Linguagem corporal dos gatos


O Gato de Halloween

Você já viu um gato com as costas arqueadas, o rabo levantado no ar e completamente eriçado? Isso é popularmente chamado de gato de Halloween, e muitas pessoas interpretam isso como um sinal de agressão. No entanto, essa postura é na verdade um sinal de medo.

Além disso, quando um gato está com medo, eles se inflam para parecerem maiores e mais intimidantes para possíveis predadores. Se o seu gato assumir essa postura, é melhor dar-lhes algum espaço e permitir que ele se acalme.


O Abraço do Gato

Muitos tutores de gatos estão familiarizados com a cena de um gato deitado de barriga para cima, aparentemente convidando um carinho na barriga. No entanto, quando você tenta fazer um carinho, ele acaba te mordendo ou arranhando.

Isso ocorre porque a linha média do gato, que é a parte mais vulnerável do seu corpo, fica exposta nessa postura. Se o seu gato deitar e lhe mostrar a barriga, é um sinal de que ele confia em você e se sente confortável na sua presença. Porém, essa postura não é um convite para você acariciar a sua barriguinha.

Na verdade, acariciar a barriga de um gato pode super estimulá-lo e ele acabar te mordendo ou arranhando. Então, se seu gato se virar de costas, dê a ele uma leve carícia no queixo ou cabeça, mas evite acariciar a barriga.

Anúncios



Anúncios




O Balanço do Rabo

Os cães balançam o rabo quando estão felizes, então é fácil assumir que o balanço de rabo do gato significa a mesma coisa. No entanto, quando um gato balança o rabo, geralmente isso é um sinal de agitação ou frustração.

A cauda de um gato é como um balão energético e quando ele está agitado ou sobrecarregado, o ar precisa ser liberado. Essa liberação resulta em um movimento rápido, depois uma ondulação e finalmente um balanço completo.

Se você notar a cauda do seu gato se movendo, afaste-se ou forneça um brinquedo para distraí-lo.


Relâmpago nas Costas

O relâmpago nas costas é quando você vê pequenas ondulações descendo as costas do seu gato, frequentemente acompanhadas de orelhas achatadas.

Essa postura indica que seu gato está agitado e pode levar a comportamentos agressivos. Se você notar essa postura, é melhor dar espaço ao seu gato e parar o que estiver fazendo.


Sinais das Orelhas

Os gatos também usam suas orelhas para comunicar como se sentem. Se suas orelhas estiverem achatadas, isso indica descontentamento ou agitação. Da mesma forma, se você vir as orelhas do seu gato se movendo, pode ser um sinal de super estimulação.

Como regra geral, ao acariciar seu gato, preste atenção em suas orelhas, se notar qualquer mudança, pare de passar a mão, pois tem grande chances de ele te morder ou arranhar.

gato com as orelhas achatadas
gato com as orelhas achatadas


Mal-entendidos sobre a Agressão de Gatos

A maioria dos tutores desconhecem os reais motivos dos gatos serem muitas vezes agressivos. Existem vários mal-entendidos relacionados a esse assunto.

A agressão por sobre estimulação é um problema comum, em que um gato morderá ou arranhará seu tutor repentinamente, se for acariciado por um período prolongado.

A agressão por brincadeira é outro problema comum, em que um gato atacará os tornozelos ou outras partes do corpo do seu tutor. No entanto, esses comportamentos geralmente são um sinal de que o gato não está recebendo brincadeiras ou estímulos suficiente.

Ao entender as necessidades do seu gato, você pode evitar que esses tipos de agressão ocorram.


Conclusão

Ao dedicar um tempo para entender a linguagem corporal do seu gato, você pode construir uma conexão mais profunda com seu amigo felino. Prestar atenção aos sinais da cauda, orelhas e relâmpago nas costas pode ajudá-lo a evitar a super estimulação e prevenir comportamentos agressivos.

Lembre-se de olhar para o seu gato através das lentes de um gato, em vez de projetar suas próprias expectativas sobre eles.

Com um pouco de paciência e compreensão, você pode criar um relacionamento harmonioso com seu gato que durará anos.


Leia mais sobre gatos e amplie seus conhecimentos sobre esses animais fascinantes:



Gostou desse conteúdo? Fique à vontade para compartilha-lo em suas redes sociais.

E me conta aqui abaixo nos comentários se você já entende a linguagem do seu gato.

Anúncios



Anúncios



COMPARTILHAR

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Você pode gostar também: